Brainstorm #1

Tenho me sentido cada vez mais cansado… Estou cansado das mesmas ideias expostas de maneiras diferentes, celebradas como se fossem originais e geniais. Cansado de respostas decoradas e perguntas superficiais. Cansado da mesmice de uma rotina que muitos têm como “sucesso”. Cansado de ter que me fazer entender aos que não querem ouvir. Cansado dessa enxurrada de banalidade cotidiana. Cansado de enxergar através das aparências e falácias, mas continuar me fazendo de “cego”. Cansado de ver tanta gente insistindo na mesma mentalidade, combatendo a si mesmo e os outros como se fossem inimigos — não é fácil ser ponte.
Mas tenho sorte por estar apenas “cansado”, não? Tenho prestado mais atenção aos invisíveis, marginalizados por uma sociedade desajustada que se vende como vencedora, exemplo de progresso, evolução e sucesso. Na verdade, trata-se de uma sociedade que tem medo de admitir que está perdida, movida pela ânsia em quebrar recordes de produção, obcecada por mais consumo, qualidade, velocidade e eficiência. Somos apenas reflexo dessa busca desenfreada pelo que é maior, melhor e mais rápido, independente do que seja — independente pra onde esteja nos levando.
A inspiração vem como em ondas, em constante alternância de insights e sentimentos. Tem dias que me sinto completamente vazio e solitário. Noutros, parece que vou explodir por dentro, transbordando em sentimentos — como agora. Nem a escrita, nem a fala, nem mesmo os pensamentos conseguem acompanhar a velocidade com que a consciência faz nascer novas ideias. Às vezes, é sufocante enxergar, simultaneamente, tantas facetas de uma mesma coisa, mas ter que descrevê-las uma de cada vez.
Todo meu cansaço se converte numa sede por “algo mais”. Sinto sede de conhecimento. Sede do que é novo, original e genuíno. Sede do que é revolucionário, criativo. Sede de ousadia e humor. Sinto sede de mudança. Sempre gostei dos estranhos, misteriosos, introspectivos, excluídos e incompreendidos — os “perfeitos” são, por definição, entediantes. Estou sedento, sim. Tenho preguiça de muito, e pressa de ainda mais.
Gosto de quem olha nos olhos e tem coragem pra dizer o que pensa. Gente que se aceita, que não tem medo de abrir o coração. Gente que não se deixa abater pelos altos e baixos da vida. Gente que assume os próprios erros, sabe ensinar mas também aprender. Gente que discute, reflete e questiona de maneira gentil. Gente que cumpre seu discurso — ou “textão” no facebook/blog — com brilho nos olhos. Gente que sabe apreciar a singularidade alheia. Gente que tem consciência das próprias limitações, mas que se aceita incondicionalmente. Gente que vive apaixonada e tem paixão por viver. Gente, enfim, que me inspira a ser assim quando crescer.
3 comentários sobre “Brainstorm #1

  1. Obrigado Bruno, compartilho muito tua preguiça, teus anseios, teus desejos. E ler eles me acalma um pouco, por ter certeza que não estou sozinho, e me anima muito! (por ter certeza que não estou sozinho =p )

    Curtir

  2. Tenho lido seus textos por indicação de um amigo. As vezes pode ser acolhedor saber que alguém tem o mesmo tipo de cansaço que a gente. Não me senti sozinho nesse mundo ao ler esse texto. Quem sabe possa retribuir na mesma moeda: formigueiro52a.blogspot.com. Grande abraço.

    Curtir

    1. Fala, André! Poxa, obrigado pelo comentário e pela cia. O que mais me motiva a escrever é justamente isso: mostrar que você, seja quem for, não está sozinho — e por consequência me sentir compreendido também, é claro.

      Li os últimos posts do seu Formigueiro e gostei bastante! Se quiser, me adiciona pelo facebook pra mantermos contato. Abração.

      Curtir

Deixe um comentário

